Devoção além da doação

“Não que eu busque o presente, mas busco o fruto que aumenta o seu crédito. Recebi o pagamento integral e muito mais. Estou bem suprido, tendo recebido de Epafrodito os presentes que você enviou, uma oferta de aroma agradável, um sacrifício aceitável e agradável a Deus”. (Filipenses 4:17-18 NVI)

Em 2021, o Houston Chronicle publicou uma exposição descobrindo contabilidade questionável associada à “casa paroquial” do pregador da prosperidade Kenneth Copeland – uma mansão de 18.000 pés quadrados, protegida por impostos, avaliada em aproximadamente US$ 7 milhões no mercado, mas de alguma forma avaliada em apenas US$ 125.000. O artigo citava Copeland, que ostenta um suposto patrimônio líquido de US$ 760 milhões, falando sobre a propriedade em 2015: “Você pode achar que é muito grande. Eu não me importo com o que você pensa. Eu ouvi do céu”, aludindo à sua afirmação de que construiu a propriedade com base na revelação divina. “Glória a Deus, aleluia!”

Qualquer pessoa que tenha navegado pelos canais tarde da noite provavelmente está familiarizada com a questão generalizada da pregação da prosperidade nos tempos contemporâneos. Os líderes carismáticos do movimento Palavra de Fé prometem favores divinos em troca de apoio financeiro, acumulando vasta riqueza às custas dos seus seguidores confiantes. No entanto, inúmeras almas ficam em seu rastro – algumas totalmente repelidas da religião depois de suportarem tal engano, enquanto outras são inoculadas para o verdadeiro evangelho pela alternativa atenuada do pensamento positivo. O padrão perverso continua inabalável em todo o país e no mundo, apesar dos gritos de hipocrisia vindos dos cantos da mídia e da heresia da igreja.

Contra tal pano de fundo, as palavras do Apóstolo Paulo destacam-se em nítido contraste. Escrevendo não a partir do luxo, mas a partir da prisão, Paulo apela não a doações, mas a devoção – simples piedade entre os seus apoiantes em Filipos. Ao elogiar seus leitores por sua generosidade, Paulo enfatiza que sua principal preocupação não é beneficiar-se financeiramente de sua generosidade, mas testemunhar o acúmulo de frutos espirituais em suas contas. Anteriormente, ele expressou confiança de que eles produziriam o fruto da justiça até o dia de Cristo (Filipenses 1:11). Tendo fundado a igreja em Filipos, o principal desejo de Paulo é que amadureçam e dêem frutos – frutos que, misturando metáforas à maneira tipicamente paulina, são creditados no seu livro-razão para recompensa eterna. Paulo escreveu isso entendendo claramente o ensino do Senhor de que aqueles que apoiam um pregador viajante participarão da recompensa desse pregador (Mateus 10:42).

Paulo, elogiando seus seguidores em Filipos, sente-se confortado ao contar o que recebeu deles por meio de Epafrodito. No entanto, o seu consolo não está tanto nas provisões que lhe concederam, mas na maturidade espiritual que a sua generosidade demonstrou. Paulo foi um guia espiritual durante a sua introdução no reino de Cristo; agora eles estavam guiando e nutrindo outros. Paulo ficou verdadeiramente satisfeito com isso – como ele expressou a outra igreja: “Porque não procuro o que é teu, mas sim a ti” (2 Coríntios 12:14).

O que mais encantou o apóstolo nas doações graciosas da igreja foi que elas o fizeram como um ato de adoração — uma “oferta perfumada. . . aceitável e agradável a Deus” (Filipenses 4:18). O que eles deram a ele, eles estavam, em essência, oferecendo a Deus. Assim como os sacrifícios sob a antiga aliança produziam um aroma literal e saboroso (ver Gênesis 8:21), a adoração dos santos na nova aliança surge de forma agradável diante de Deus (Apocalipse 5:8). Oferecer tais dádivas deliciosas a Deus é de fato um objetivo significativo da vida cristã. Como observa o autor de Hebreus:

Por meio dele, ofereçamos continuamente um sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto de lábios que reconhecem o seu nome. Não deixe de fazer o bem e de compartilhar o que você tem, pois tais sacrifícios agradam a Deus. (Hebreus 13:15-16)

Embora poucos consigam identificar-se com as tentações únicas do luxo que enredam as figuras públicas, todos somos chamados a encarar os nossos deveres como os Filipenses fizeram e a responder à generosidade dos outros como Paulo fez. Doamos aos ministros do evangelho não para ganho pessoal, mas em adoração a Deus e amor aos santos, assim como o próprio Cristo foi oferecido como aroma suave ao Pai (Efésios 5:2). Como Paulo encoraja em outro contexto: “Deus ama quem dá com alegria” (2 Coríntios 9:7). A nossa generosidade para com o ministério não deve surgir de uma obrigação relutante, mas de um transbordamento alegre de adoração. Da mesma forma, quando nos beneficiamos da caridade cristã, devemos nos alegrar não apenas com o que satisfaz as nossas necessidades físicas, mas também com a graça de Deus ativa nos corações dos outros.

Esses estados mentais gêmeos e piedosos são unidos por um deleite supremo, não nas posses mundanas, mas no Senhor. Refletindo sobre tal contentamento, o Príncipe dos Pregadores, Charles Spurgeon, escreve:

Não se alegre com seus privilégios; Quero dizer, não faça com que a grande alegria da sua vida seja o fato de você ser favorecido com este ou aquele privilégio ou ordenança externa, mas regozije-se em Deus. Ele não muda. Se o Senhor for sua alegria, sua alegria nunca acabará. Todas as outras coisas duram apenas um período; mas Deus é para todo o sempre. Faça dele a sua alegria, toda a sua alegria, e então deixe que essa alegria absorva todos os seus pensamentos. (“Alegria — um dever”)

Os charlatães religiosos do mundo nada sabem sobre uma satisfação tão profunda na bondade do Senhor. Portanto, quer dêmos ou recebamos – na realidade, estamos todos envolvidos em ambos – façamos isso reconhecendo o Doador todo-generoso que apoia cada ato de graça que o seu povo empreende, capacitando-o e suprindo-o de todas as maneiras.

Oração:

Pai do Céu,
Quando eu doar, ajude-me a fazê-lo generosamente, em vez de relutantemente, sabendo que você fornece tudo o que tenho para que eu possa retribuir a você e trazer-lhe glória. Agradeço por suprir minhas necessidades e por aqueles que, por sua vez, foram generosos comigo em seu nome. Ajude-me a viver generosamente como um sacrifício para você.
Em nome de Jesus, amém.


Pedidos de oração:

  • Ore para que, em todo o país e no mundo, ovelhas indefesas sejam libertadas das garras dos lobos aproveitadores e pregadores da prosperidade que as atacam.
  • Ore para que um espírito de adoração e doação alegre permeie o corpo de sua igreja quando os membros estiverem necessitados. Procure que Deus o oriente a ser fiel nesse aspecto.
  • Ore para que Deus levante doadores cheios de graça para apoiar o trabalho missionário no país e no exterior. Peça que o resultado de suas dádivas seja um aroma agradável ascendendo a Deus.
Compartilhe este Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[adrotate banner="3"]
plugins premium WordPress